Saúde Ocupacional

PCMSO

A obrigatoriedade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ou PCMSO tem como objetivo planejar e implementar ações médicas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e o ambiente de trabalho. Realizamos também campanhas, palestras e treinamentos sobre os mais variados temas.

PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional com o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho. Assim como o PPRA, o PCMSO deve ser realizado mesmo se a empresa possuir apenas um funcionário, também no caso se o mesmo for o próprio proprietário, afinal, ele também está exposto a riscos.

 

NR-32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades.

Para fins de aplicação desta NR entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

 

NR-17: Ergonomia

Programa de Ergonomia (PERGO) visa atender a NR – 17, da Portaria 3.214, de 08 de junho de 1978, complementada pela Portaria 3.751, de 23/11/1990, do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse Programa trata do constante aprimoramento da qualidade de vida dos Integrantes da empresa, estabelecendo diretrizes e parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, produtividade e competitividade.

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento, ferramenta, organização e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de engenharia de produção, anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas desse relacionamento.

 

Consulte nossa lista de exames

Facebook
Instagram